domingo, 27 de maio de 2012

Por dentro de um cachorro ....

Conhecer como funciona o corpo de seu animal é o primeiro passo para tratá-lo bem.


OLHOS  -  Eles possuem três palpebras: a superior, a inferior e outra no canto interno do globo ocular. Essa última atua como um limpador de para-brisa, retirando a poeira e resíduos da superfície. Atrás da camada mais interna dos olhos, existe uma estrutura chamada região tapetal. Ela reflete a luz que atravessa a retina provocando uma dupla estimulação dessa área, cheia de celulas nervosas especializadas em captar imagens. É isso que torna a visão noturna tão aguçada nos cães.

FOCINHO  -  Já reparou que ele vive úmido? Isso é que torna seu faro afiadíssimo por natureza, já que dissolve as moléculas inaladas, intensificando sua percepção. E tem mais: enquanto o nariz humano possui de 5 a 20 milhões de células olfativas, o canino possui mais de 200 milhões. Sem contar que a área no cérebro que processa o olfato é 40 vezes maior do que a do homem.










LÍNGUA  -  A
lém de captar os sabores, ela ajuda a controlar a temperatura corporal. Quando fica para fora, pendurada, facilita a liberação de calor e a evaporação da saliva. Esse é um dos motivos de os cães ficarem ofegantes durante exercícios físicos.







ORELHAS  -  C
omparadas com a dos seres humanos, elas têm o dobro de músculos. Por isso cada ma delas pode se mover para um lado diferente em determinado momento, o que permite ao cachorro identificar uma gama maior de sons. Ele pode ouvir frequências bastante altas e detectar ruídos mpinimos a uma distância quatro vezes maior do que a que nós conseguimos. Na base das orelhas, também estão os sensores táteis.

BARRIGA  -  É uma região rica em sensores táteis. Por isso, o bicho sente tanto prazer quando alguém o toca ou faz cócegas alí. É também uma região muito vascularizada. Por se tratar praticamente a área maior do corpo do animal que realmente esta exposta, com pouco pêlo deve-se tomar cuidado com alergias de contato, como a feita por produtos quimicos de limpeza pois ali é uma área muito delicada e é importante ser observada com frequência. Ao menor sinal de alergia ou manchas o veterinário deverá ser consultado rapidamente evitando assim problemas maiores.

PATAS  -  Com o corpo todo coberto de pêlos, fica difícil transpirar. Por isso, as glândulas sudoríparas se concentram principalmente nas patas, entre as almofadinhas - (nome popular) - dos coxins plantares, que também funciona como amortecedores. Assim como os nossos pés os coxins se adaptam ao ambiente onde vive, sendo lugares gelados, solos quentes, rochosos ou até mesmo arenosos, estes sapatos caninos estão prontos para qualquer terreno.
CAUDA  -  Ela é uma extenção da coluna e tem vértebras que servem para a sustentação. Em sua extrutura também há nervos, vasos sanguíneos e músculos - alguns ligados ao ânus - que ajudam a controlar a defecação. A cauda dá equilíbrio ao animal e também expressa seu estado de humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário